A Agência Espacial Americana anunciou, nesta quarta-feira (02), a descoberta do maior conjunto de planetas fora do nosso Sistema Solar.
Quem nunca olhou pro céu imaginando planetas distantes com civilizações diferentes? A sonda Kepler, lançada em março de 2009, se contenta com menos, viajando pelo espaço em busca de qualquer sinal de vida, nem que seja só uma bactéria.
Pois, nesta quarta, cientistas da Nasa anunciaram a maior descoberta da história na busca por uma resposta à pergunta mais famosa da ficção científica: "estamos sozinhos no universo?".
“Talvez não”, diz o cientista. Com ajuda da Kepler, eles descobriram um sistema parecido com o nosso Sistema Solar, com seis planetas a inimagináveis 18,9 quatrilhões de quilômetros de distância da Terra.
Mas nenhum é como o nosso planeta. Eles são de duas a até 13 vezes maiores e têm a consistência semelhante à de um marshmallow, explicam os cientistas.
Desde o início da busca, a sonda já captou sinais de 1,235 mil corpos celestes que podem ser novos planetas. Em 54 deles é possível a existência de água no estado líquido. E cinco têm dimensão e temperatura parecidas com as da Terra.
Mas os cientistas avisam: será preciso ainda muita paciência e dinheiro pra saber se há alguém por lá fazendo as mesmas perguntas que nós.
FONTE: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/02/nasa-descobre-sistema-planetario-semelhante-ao-nosso.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário