domingo, 20 de fevereiro de 2011

Educação Brasileira

Essa semana foi muito agitada...várias coisas pra fazer na escola além de algumas coisas pendentes que tenho que resolver há pelo menos seis meses,mas por falta de coragem não tirei minha cara a limpo.
Não se vocês sabem mas eu curso a formação de professores e temos uma matéria chamada Laboratório Pedagógico  e como trabalho tenho que dizer sobre a importância de brincar na Educação Infantil.
Assim,quando terminou a missa perto da minha casa,fui até a banca de jornais e fui escolher uma revista para que eu possa ter,pelo menos,uma base na minha pesquisa.
Comprei a revista Nova Escola,e comecei a folheá-la,a Edição comemorativa de 25 anos (edição239/fevereiro de 2011).
Nela havia uma reportagem especial sobre o que melhorou na educação brasileira nos últimos 25 anos e o que ainda falta para avançar.
Há cerca de 25 anos,a Educação brasileira tinha apenas 80% de pessoas em idade escolar matriculadas na escola.

"A Educação Infantil pública praticamente não existia e milhões de crianças de até 7 anos de idade eram privadas de estudar. Cerca das que tinham entre 10 e 14 anos eram analfabetas. A situação não era melhor quando se analisava o Magistério: muitos professores ganhavam um salário irrisório(em valores atualizados não chegavam a R$50,00).
Hoje ganham o piso nacional (apesar de alguns estados não cumprirem a determinação), mas sua remuneração, formação e carreira continuam incompatíveis com os discursos sobre a importância da Educação.
Quem viveu esse período acompanhou grandes transformações, mas também viu problemas persistirem. No tratamento de dívidas sociais, que hoje chamamos "política de inclusão", grupos étnicos ameaçados ou segregados, pessoas com deficiência, jovens em condição de risco e analfabetos foram incluídos no ideário educacional - e de forma mais republicana, diferente da velha benemerência para com os desfavorecidos." (Luís Carlos Menezes/Revista Nova Escola).

Esse trecho eu pesquisei no site da Nova Escola e achei muito interessante que o progresso de um país dependa de sua educação.

Para mais informações sobre a educação no Brasil,creio que o melhor é o da Nova Escola,sem desmerecer os outros.  http://revistaescola.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário