sábado, 26 de fevereiro de 2011

Professores participam de Curso de Formação continuada

Os cursos de formação voltados para professores de Matemática e de Língua Portuguesa da rede municipal de Resende terão início hoje (26). O encontro que marcou o início acontece às 8h, na UAB (Universidade Aberta do Brasil). Desenvolvido por meio de uma parceria entre a secretaria municipal de educação, o Ministério da Educação e a UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), o encontro faz parte do GESTAR II (Programa de Gestão de Aprendizagem). Participarão do curso 50 professores das duas disciplinas e serão beneficiados de forma indireta pela iniciativa, aproximadamente 450 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Segundo secretária de educação, professora Soraia Balieiro, o GESTAR é um programa de gestão pedagógica da escola orientado para a formação continuada de professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e tem como proposta elevar o desempenho escolar dos alunos. Soraia ainda explicou que o programa inova as estratégias de qualificação do professor e o processo de ensino-aprendizagem, através de procedimentos metodológicos e materiais de apoio, como recursos de educação à distância.

- Durante os encontros, os professores são orientados na prática, por um tutor, a como ajudar o aluno a desenvolver as suas habilidades - explica Soraia.

O programa envolve também um processo de avaliação voluntária do trabalho dos professores e reforço do ensino nas dificuldades apresentadas pelos estudantes. Essa avaliação será aplicada aos alunos em duas etapas: a primeira acontece no início do ano letivo, e tem como objetivo medir o nível de aprendizagem do aluno. Já a segunda avaliação acontecerá no segundo semestre. Os resultados serão comparados com os dados obtidos na primeira avaliação, possibilitando os professores uma identificação dos avanços ocorridos nas salas de aula durante a implementação do programa.

O curso de formação será realizado quinzenalmente, aos sábados, no horário das 8h às 12h, na UAB, localizada na Rua Padre Marques 68, Centro, próximo à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Os profissionais - que vão cumprir uma carga horária de 300 horas através deste programa - receberão certificados emitidos pela UFRJ.



FONTE : DIÁRIO DO VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário