Desde que conheci os fundamentos deste sistema governamental passei a me considerar Monarquista.
Atualmente, no Brasil, temos uma Família Imperial que caso volte a Monarquia (queira Deus! rs) esta será a que governará nosso amado país.
Aos que não sabem, sou a favor da Monarquia Parlamentar e não uma Absolutista.
PARLAMENTARISMO
É um sistema de governo onde o Poder Executivo é intimamente ligado ao Poder Legislativo.
No Sistema Parlamentar há uma clara diferenciação do Chefe de Estado e Chefe de Governo. O primeiro é exercido por um Monarca, no caso da Monarquia, ou por um Presidente, no caso da Republica, e o segundo, por um presidente do conselho de ministros (Primeiro Ministro)
MONARQUIA CONSTITUCIONAL
Esta é a forma de governo onde um Imperador ou uma Imperatriz atua como Chefe de Estado, enquanto o poder para criar e promulgar a legislação cabe ao Parlamento eleito. O Soberano governo de acordo com a Constituição.
O Imperador pode propor leis porém sem promulgá-las.
Uma das principais vantagens que acredito é a de que o Chefe de Estado separa os deveres cerimoniais e oficiais dos partidos políticos.
Outra vantagem é que a Monarquia providencia estabilidade, foco nacional, pois o Chefe de Estado permanece o mesmo ainda que os governos mudem.
PODER MODERADOR
O poder Moderador não é, em hipótese alguma, um reforço de Absolutismo saído do suposto autoritarismo de D. Pedro I, mas uma das mais sofisticadas ferramentas de sua época.
![]() |
D. LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA |
Após mostrar um pouco de minha visão política, o que para mim seria o ideal para um melhor crescimento deste país. Não sou contrário a presidenta Dilma Rousseff, afinal ela tem feito um bom trabalho, mas creio que a Republica proporciona pessoas incapazes de governar em alguns períodos, o que isto não estaria (ou quase não estaria) presente nesta forma de governo.
Muitos pensam que a Republica foi uma conquista do povo, muito pelo contrário, ela foi instituída graças a um golpe de Estado.
Talvez o melhor para o contínuo crescimento do Brasil é a volta da Monarquia.
**CASO VOCÊ SE INTERESSE PELO ASSUNTO, ACONSELHO OS SEGUINTES SITES
http://www.causaimperial.org.br/
http://imperioconservado.blogspot.com.br/
E EXISTEM MUITOS OUTROS BASTA PROCURAR.
Se a monarquia fosse restaurada no Brasil, acho que deveria ser como uma constituição como o Instrumento de Governo da Suécia de 1974, onde o Rei é o chefe de Estado, mas não tem nenhum poder político (p.ex. não nomeia ministros, dissolve/convoca parlamentos, nem sanciona leis). O retorno à constituição brasileira de 1824 e ao poder moderador seriam inaceitáveis.
ResponderExcluir