quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Monarquia Parlamentar Constitucional

Nenhum outro sistema de governo é tão interessante quanto a Monarquia.
Desde que conheci os fundamentos deste sistema governamental passei a me considerar Monarquista.
Atualmente, no Brasil, temos uma Família Imperial que caso volte a Monarquia (queira Deus! rs) esta será a que governará nosso amado país.
Aos que não sabem, sou a favor da Monarquia Parlamentar e não uma Absolutista.

PARLAMENTARISMO

É um sistema de governo onde o Poder Executivo é intimamente ligado ao Poder Legislativo.
No Sistema Parlamentar há uma clara diferenciação do Chefe de Estado e Chefe de Governo. O primeiro é exercido por um Monarca, no caso da Monarquia, ou por um Presidente, no caso da Republica, e o segundo, por um presidente do conselho de ministros (Primeiro Ministro)

MONARQUIA CONSTITUCIONAL

Esta é a forma de governo onde um Imperador ou uma Imperatriz atua como Chefe de Estado, enquanto o poder para criar e promulgar a legislação cabe ao Parlamento eleito. O Soberano governo de acordo com a Constituição.
O Imperador pode propor leis porém sem promulgá-las.
Uma das principais vantagens que acredito é a de que o Chefe de Estado separa os deveres cerimoniais e oficiais dos partidos políticos.
Outra vantagem é que a Monarquia providencia estabilidade, foco nacional, pois o Chefe de Estado permanece o mesmo ainda que os governos mudem.

PODER MODERADOR

O poder Moderador não é, em hipótese alguma, um reforço de Absolutismo saído do suposto autoritarismo de D. Pedro I, mas uma das mais sofisticadas ferramentas de sua época.
D. LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA
A função natural do poder Real em uma Monarquia Constitucional seria a de um mediador neutro, capaz de resolver os problemas entre os três poderes instituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e também entre as facções políticas.



Após mostrar um pouco de minha visão política, o que para mim seria o ideal para um melhor crescimento deste país. Não sou contrário a presidenta Dilma Rousseff, afinal ela tem feito um bom trabalho, mas creio que a Republica proporciona pessoas incapazes de governar em alguns períodos, o que isto não estaria (ou quase não estaria) presente nesta forma de governo.
Muitos pensam que a Republica foi uma conquista do povo, muito pelo contrário, ela foi instituída graças a um golpe de Estado.
Talvez o melhor para o contínuo crescimento do Brasil é a volta da Monarquia.


**CASO VOCÊ SE INTERESSE PELO ASSUNTO, ACONSELHO OS SEGUINTES SITES

http://www.causaimperial.org.br/
http://imperioconservado.blogspot.com.br/

E EXISTEM MUITOS OUTROS BASTA PROCURAR.





Um comentário:

  1. Se a monarquia fosse restaurada no Brasil, acho que deveria ser como uma constituição como o Instrumento de Governo da Suécia de 1974, onde o Rei é o chefe de Estado, mas não tem nenhum poder político (p.ex. não nomeia ministros, dissolve/convoca parlamentos, nem sanciona leis). O retorno à constituição brasileira de 1824 e ao poder moderador seriam inaceitáveis.

    ResponderExcluir